sexta-feira, 23 de novembro de 2007

ENCANTADA PARA SEMPRE

Não estranhem o título, mas eu sempre fui apaixonada pelos contos de fadas, paixão esta que se solidificou depois de adulto, ao ler e estudá-los para aplicá-los em minhas aulas. Hoje, lendo o texto "Encantos para sempre", leitura de apoio da interdisciplina de Literatura, passei a compreender ainda mais e de forma mais concistente, porque as leituras dos contos de fadas são tão marcantes durante séculos e são contados de geração à geração.
Um dos aspectos que tornam estes contos significativos para as crianças é a questão da esperança, de que seus problemas, assim como das personagens dos contos terão uma solução, um final feliz e elas passam a esperar pela felicidade, o que lhes dá forças para enfrentar as situações da vida. Outro ponto relevante é a questão da puberdade. Este me marcou mais, porque enfrentei sérias dificuldades neste período da minha vida, e agora entendo, que mesmo incoscientemente, estas histórias me deram forças para superar os meus obstáculos e a partir de agora, consigo relacionar os motivos. Claro, sangrar o dedo ao espetar na roda de fiar, esconder a beleza do pai (Pele de asno), a cor do capuz da Chapeuzinho ser vermelho, estes detalhes têm a ver com a puberdade feminina, a menstruação. Por isso marcam, mesmo sem enterdermos o que está envolvido.
E você que está lendo esta postagem, que tal ler um dos contos e ver a relação que ele tem com sua história de vida, talvez também fique encantada para sempre!

Nenhum comentário: