As leituras sobre ludicidade me fizeram conhecer aspectos da brincadeira e do jogo que não conhecia. Sabia da importância destes para o desenvolvimento da criança, mas não compreendia a teoria envolvida nesta importância e que brincar não se limita apenas a criança, mas a todos nós, como a autora Neusa Maria Carlan Sá diz no seu texto: "... a criança satisfaz certas necessidades através do jogo, da brincadeira, mas o que quero salientar é que não podemos, ao contrário, restringir tal dimensão como especificidade limitada ao universo infantil. Assim como ao termos consciência que a criança possui outras intencionalidades além do brincar, trazemos o lúdico para um lugar de respeito à medida que
desfazemos o equívoco de que a criança brinca porque não tem nada mais sério para fazer." Também que "o lúdico refere-se a uma dimensão humana que evoca os
sentimentos de liberdade e espontaneidade de ação. Abrange atividades despretenciosas, descontraídas e desobrigadas de toda e qualquer espécie de intencionalidade ou vontade alheia. É livre de pressões e avaliações.
Compreendendo melhor estes aspectos resolvi testá-los em sala de aula, proporcionando um momento de brincadeira espontânea com os brinquedos que eles possuem.
O seguinte vídeo é uma evidência de que aprendi a olhar as crianças nos momentos de brincadeiras com outros olhos. Elas realmente estão aprendendo especialmente a socializar-se com os outros e cada criança, quando lhe permitido escolhe aquilo que mais lhe agrada, podemos ver isso no vídeo.
Um comentário:
Fiquei encantada com a evidência, em forma de vídeo, do prazer que a brincadeira desperta na criança. Fostes muito feliz no registro.
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