Agora quero me aprofundar nos aspectos que envolvem o desenvolvimento de projetos de aprendizagem e me habilitar a utilizar estes como recurso pedagógico em minhas aulas e me tornar, como diz Paulo Freire, uma educadora com a consciência crítica do educando cuja "promoção" da ingenuidade não se faz automaticamente. (Pedagogia da Autonomia)
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
PROJETO DE APRENDIZAGEM
Depois de 15 anos de profissão, agora fui entender e diferenciar projeto de aprendizagem de projeto de ensino. Já havia desenvolvido um projeto de aprendizagem, no entanto não diferenciava de projeto de ensino, que é o que normalmente faço. Os projetos que desenvolvo são propostas de temas que eu julgo interessantes para os alunos. Como exemplo, este ano já desenvolvi dois projetos interessantes: "Contos de Fadas" e "Olimpíadas 2008". Mas estes temas foram propostos por mim, não foram assuntos de interesse dos alunos, não foram eles quem demonstraram vontade de aprender sobre esses assuntos, tornando estes, projetos de ensino, e não de aprendizagem. Em 2005, com uma turma de 1º ano, na época, Educação Infantil, surgiu o interesse dos alunos em aprender sobre cobras e isso rendeu um bom projeto de aprendizagem, em que eu, junto com os alunos, coletamos informações, figuras, até cobras conservadas em álcool e realizamos entrevistas com pais e pessoas que tinham informações sobre o assunto. Lembro que cada dia de aula era uma novidade, havia envolvimento dos alunos e vontade de saber mais!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário