quinta-feira, 4 de setembro de 2008

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Agora entendo a importância de se conhecer a teoria por trás da prática, não só da prática pedagógica, mas também da administrativa, para que possamos nos posicionar diante de decisões tomadas pelos gestores e apresentar argumentos sólidos, de que determinadas imposições não são coerentes com uma gestão democrática conforme aparece nos discursos que antecedem a escolha do diretor da escola.
Sempre critiquei calada, às vezes aos cochichos com alguns colegas, o porquê de não concordar com certas ações que nos são exigidas pela administração escolar, mas por não saber defender minhas criticas, como disse, elas ficavam caladas. Estou começando a criar coragem para me posicionar diante daquilo que não concordo, não de forma a querer que as coisas aconteçam sempre do jeito que eu quero, mas evidenciar o que penso faz parte do meu direito como membro da comunidade escolar, dita democrática, que portanto deve ter a participação ativa, levando em conta o que favorece a maioria, descentralizando o poder decisório de alguns. Aos poucos devo perder o medo de causar rupturas positivas, que podem levar outros a se manifestarem, que como eu, até então, criticam calados.
Mesmo que não consiga mudar a decisão, é importante que a administração saiba que nós, enquanto professores e parte do coletivo da escola, estamos conscientes dos nossos direitos e esperamos que isto leve os que estão na dianteira da escola a repensar suas atitudes e deliberações.

Um comentário:

Kátia Diehl. disse...

Olá Patrícia !
O Grupo "Comportamento Infantil " - Pólo de Alvorada - da interdisciplina Seminário Integrador V - criou uma
ENQUETE para coletar dados para a PESQUISA realizada sobre as mudanças que afetam alunos quando ingressam a 5ª série do Ensino Fundamental.
PARTICIPE ! Sua opinião será de grande importância para o nosso trabalho !
Visite os endereços abaixo ou o meu blog :

http://www.enquetes.com.br/index.asp?id=819090

http://comportamentoinfantil.pbwiki.com/

Obrigada pela atenção !
Abraços !

Kátia Diehl - Grupo: Comportamento Infantil