domingo, 29 de março de 2009

Resgatar a ancestralidade

Fiquei super feliz de ler o texto de Daniel Mandacuru, "Em busca de uma ancestralidade brasileira", principalmente onde ele diz:
"Uma solução é fazer com que os alunos busquem sua ancestralidade... É preciso trazer a figura dos antepassados para dentro da escola. Trazer suas histórias, seus comprometimentos, suas angústias, sua humanidade. É preciso fazer com que nossas crianças possam buscar a riqueza dos ancestrais, dos avós, bisavós..."
A alegria vem de saber que, sem saber o quanto é importante, já estava resgatando a ancestralidade dos meus alunos ao trabalhar com a história deles e como documento desta história, a sua certidão de nascimento. Acreditem, tem alunos que até então não sabiam o nome dos avós, o que quer dizer materno e paterno. Neste ano, um aluno mencionou com alegria, que era a primeira vez que ele via o nome de seu pai, que ele não sabia, pois o pai havia falecido quando ele era bebê e a mãe não falava do pai por causa do padrasto! Algumas famílias não mandam a certidão, mas eu busco no fichário da escola e o aluno terá a oportunidade de saber quem são as pessoas que fazem parte da sua história. Preciso aprimorar trazendo os avós para a sala de aula, para que aprendam da experiência de vida.

sexta-feira, 27 de março de 2009

INICIANDO O EIXO 6

Bom, já passamos da metade do caminho, agora não dá mais para desistir. O negócio é seguir em frente...
Dou início aos registros das minhas aprendizagens, escrevendo sobre a primeira atividade de FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO A-C. Já havia escutado a expressão "premissa", mas nunca me preocupei em saber o que significava, ou que ouvesse relação com a argumentação. Entendo assim que as premissas são os argumentos que usamos para justificar determinada conclusão. Exemplo: O PEAD é um curso que exige muito empenho dos aluno, pois trabalha com a interdisciplinariedade e interação virtual entre os alunos e, embora o horário é flexível, existem prazos que devem ser respeitados e ainda há o workshop como avaliação final a cada semestre.
PREMISSA 1: pois trabalha com a interdisciplinariedade e interação virtual entre os alunos
PREMISSA 2: embora o horário é flexível, existem prazos que devem ser respeitados e ainda há o workshop como avaliação final a cada semestre
CONCLUSÃO: O PEAD é um curso que exige muito empenho dos alunos

INICIANDO O EIXO 6