domingo, 7 de junho de 2009

MÉTODO CLÍNICO

Na segunda aplicação do método clínico piagetiano, realizado em trios, para a interdisciplina de Psicologia, fui eu quem aplicou o método com uma aluna da escola, do 1ºano. A prova- (conservação do número – com doze pecinhas de uma cor e doze de outra, item I: linhas-espaçamento), foi realizada em sala de aula, com uma criança que fica esperando o transporte escolar, no horário do meio dia. É interessante aplicar esta testagem, que a princípio considerava muito simples, mas que para a criança, não é. Percebi na prática, que realmente as crianças atingem os estágios de desenlvovimento em períodos que variam muito de uma criança para outra, em especial levando-se em consideração o ambiente em que vivem, os estímulos que recebem. Esta menina me impressionou, pois ainda não realiza a contagem como se esperava, não possui a conservação de número, o que foi constatado com a aplicação da prova. Conforme relatei na análise do trabalho: "Percebe-se claramente, que a aluna encontra-se no estágio pré-operatório, pois revela ausência de equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação, há muitas assimilações deformantes da realidade ao eu, sendo que ainda não apropriou-se da contagem e da relação número e quantidade, mostrando que ainda não conserva o número como representante da quantidade; seu pensamento é egocêntrico, não é capaz de lidar com idéias diferentes das suas, não muda de opinião."
Então, podemos aprender muito sobre uma criança por aplicar testes clínicos específicos. Piaget dedicou boa parte de sua vida no desenvolvimento de testes clínicos para conhecer os estágios de desenvolvimento cognitivo das crianças.


Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Patrícia, nessa postagem fizeste uma boa integração entre as aprendizagens construídas ao aplicar a prova do método clínico e as reflexões que essa atividade te proporcionou. Abração, Sibicca