De acordo com comentários de alguns colegas, é provável que esta minha postagem gere críticas, mas eu não posso deixar de apresentar de forma positiva a minha aprendizagem em relação aos Projetos de Aprendizagens e serem estes uma nova proposta de metodologia da pedagogia moderna.
Antes de apontar os motivos de ver as vantagens de se trabalhar com PAs com os alunos, preciso dizer que estou bem ciente de que será um desafio, que teremos de enfrentar:
a resistência de alguns colegas que não estão dispostos a mudar;
a imposição da coordenação em se aplicar os conteúdos especificados no currículo;
e também os pais que acreditam que caderno cheio é sinônimo de boa educação.
No entanto, a proposta de aprendizagem a partir de projetos elaborados em cima da curiosidade dos alunos, de questões levantadas por eles é inovadora, tem base teórica e é significativa para a aquisição do conhecimento autônomo.
INOVADORA-porque esta nova metodologia de ensino se faz possível com as tecnologias de comunicação digitais e virtuais, que permitem o acesso a todo tipo de informação e imagem, de qualquer parte do mundo (globalização).
APOIO TEÓRICO-o trabalho com PAs tem suportes na Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire em encontro com Jean Piaget, formando a proposta de educação de Pedagogia da Incerteza, sendo que a aprendizagem em rede não pode partir de ações que traduzam ideias em práticas, mas necessita de expressão em práticas pedagógicas.
SIGNIFICATIVA-porque educa para a busca de solução de problemas reais, transforma informações em conhecimento, educa para a autoria, a expressão, a interlocução, investigação, autonomia e a cooperação.
As evidências de que é preciso mudanças na educação estão nas grandes dificuldades que eu e meus colegas professores estão enfrentando nas salas de aulas, com alunos desmotivados, inquietos, desatentos, com baixos rendimentos na aquisição das habilidades básicas de leitura e escrita e quatro operações, portanto cheios de criatividade, energia, disposição e principalmente curiosidade em conhecer o mundo que os cerca, muito além da escola.