domingo, 13 de setembro de 2009

EJA- FUNÇÃO REPARADORA

Nas primeiras leituras sobre EJA fiz uma aprendizagem bastante significativa a respeito da função reparadora da EJA, tendo em vista que jamais havia pensado neste aspecto da necessidade de se oferecer esta modalidade de ensino nas escolas públicas. Conforme o Parecer CEB 11/2000, o Brasil por muitos anos negligenciou a educação aos índios, negros, caboclos migrantes e trabalhadores braçais, entre outros, assim estes foram privados da plena cidadania e os seus descendentes destes grupos ainda hoje sofrem as consequencias desta realidade histórica, conforme as estatísticas mostram. A EJA vem fazer a reparação desta realidade, reconhecendo o advento do princípio de igualdade.
Até então eu pensava a EJA apenas como uma oportunidade de escolarização aos que não tiveram acesso na idade própria por motivos de falta de interesse, pais que não apoiavam, provenientes das zonas rurais, enfim, mas agora compreendo a amplitude desta modalidade em suas funções reparadora, equalizadora e permanente.


Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Pati, muito legal essa postagem. Fiquei pensando na questão da função reparadora... Acredito que outra idéia precisa ser agregada a essa: a EJA é uma modalidade que precisa respeitar o processo do adulto e não oferecer uma proposta educativa infantilizadora. Será que isso não pode ser pensado como um desafio para essa modalidade? Abração, Sibicca