No estudo introdutório da interdisciplina de DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, nos reportamos à história da didática que vem desde o século XVII, com os estudos de Comênio buscando uma pedagogia que valorizasse a capacidade de compreensão do aluno, se preocupasse com a motivação destes para aprenderem e não sobrecarregassem os estudantes, propondo diferentes tipos de atividades. Os desejos de uma mudança nos sistemas educacionais ficaram evidentes em sua Carta Magna. Eu fiquei muito surpresa com estes ideais de educação em tempos em que a religião submetia o povo aos seus ensinos. No entanto também me questionei por que ainda hoje, em tempos de democracia, o papel do professor, que deveria ser todo voltado ao potencial do aluno, as suas capacidades e limites, trazendo para a sala de aula a realidade deste aluno, transformando a cultura e vivência de cada um em material de apoio didático e pedagógico, ainda tem traços de submissão e incompreensão.
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Um comentário:
Oi Pati, muito bons os teus questionamentos. Pensando na proposta de Comênio, encontraste alguma idéia da qual discordas? Abração!!
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