O Módulo 5 da interdisciplina Organização e Gestão da Educação nos levou a refletir sobre a nossa profissão como educadores. Interessante ler no fórum várias colegas admitirem que não sabem sobre o seu plano de carreira e tenho que confessar que alguns aspectos do meu plano eu não sabia também, mas para elaborar a minha reflexão eu pedi o plano de carreira na escola e li novamente. Descobri que alguns detalhes do plano estão só no papel, na prática não acontecem, e são aspectos que a tempo sabemos que temos direito, alguns municípios já se adequaram e onde eu trabalho ainda não. Observação: o Plano de Carreira do Magistério Público de Sapiranga foi elaborado em 2003!
A LDB determina que o professor tenha 20% de sua carga horária semanal reservada para planejamento (hora atividade), eu só tenho 2h semanais para planejar.
A LDB determina que sejam 20h semanais por turno de serviço, eu trabalho 22h semanais por turno, assim, 44h por semana nos dois concursos. Consequência: sempre devo horas para a escola.
PARA REFLETIR: Mesmo que tivessemos 4h semanais de planejamento, o professor dedicado, empenhado em atingir os objetivos com seus alunos, fará isso somente nestas 4h e saindo da escola estaria livre de preocupações e pesquisas de material para criar atividades diferentes e interessantes para os seus alunos?
Colega professor, você sabe que a nossa carga horária é muito mais que as cumpridas em sala de aula. E as participações nas promoções da escola, e os cursos de capacitação, e o que gastamos do nosso dinheiro para elaborar materiais didáticos. Isso tudo não é visto. Ainda temos que ouvir que professor tem vida boa, tem 2 meses de férias!
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário