Estou, junto com meu grupo, concluindo nosso projeto de aprendizagem, que girou em torno do tema fenômenos climáticos e poluição. Posso afirmar que este tipo de trabalho de pesquisa proporciona aprendizagens nos aspectos de relacionamento (eu e o grupo), de pesquisa e compreensão, utilização de recursos diversos (email, msn, edição de imagem, softwares, links, planejamento, execução e síntese.
Dos aspectos mencionados, o que mais me envolveu no desejo de me apropriar a utilizar, foi o CmapTools. Gostei da praticidade que ele oferece para a elaboração do mapa conceitual e ao mesmo tempo exige que tenhamos capacidade de sintetizar as aprendizagens em conceitos, bem como relacioná-los adequadamente. Depois de montar o mapa, outro desafio foi colocá-lo na página do grupo, primeiro como imagem, depois tentei como página da web. Infelizmente não consegui abrí-lo em outro computador, pois o programa requer que a máquina tenha o software instalado para executá-lo.
Não posso deixar de mencionar que só agora, através do trabalho com PA, é que fui utilizar o msn...
Dificuldades, tanto eu como o grupo, encontramos no fator tempo e comunicação. Não era todo dia que podíamos entrar e ver as mensagens que o colega deixava. Isso atrapalhava na execução das idéias que um membro tinha e, de repente, dependia da colaboração dos demais. Também atrasou e desanimou um pouco, o fato de que não recebíamos retorno dos sites de metereologia que mandávamos email, procurando esclarecer nossas dúvidas e obter informações mais atualizadas e balizadas por um profissional atuante na área. Apenas um contato deu retorno!
Aponto como principal vantagem deste tipo de trabalho: aprender com aquilo que nos interessa. Na minha avaliação, nosso trabalho está ficando muito bom, modéstia a parte, e atribuo isso ao fato de que realmente queríamos obter as respostas para as nossas dúvidas e ver se nossas certezas se confirmavam ou não. A medida que ia aprendendo ficava impressionada com as informações, o quanto era complexo o assunto e, a partir de uma aprendizagem acabava surgindo outra, para que compreendesse realmente os processos envolvidos.
Com certeza, adaptar este tipo de trabalho aos meus alunos seria muito mais interessante para a aprendizagem deles. Mas confesso que, mesmo considerando este método eficiente para proporcionar aprendizagens, ainda não sei como seria coordenar o trabalho em sala de aula com diversos temas sendo pesquisados. Precisamos, nós professores, de orientação e apoio da equipe diretiva da escola para desenvolver PAs com nossos alunos, isso requer também mudanças no nosso currículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário