segunda-feira, 27 de abril de 2009

ÉTICA E MORAL

Mesmo ainda não tendo realizado a atividade sobre o filme "O Clube do Imperador", da interdisciplina de Filosofia da Educação, sinto a necessidade de começar a postagem sobre a aprendizagem que fiz: o professor falha, por falta de ética ou de moral. Temos o poder de manipular resultados a favor ou contra alunos, para beneficiá-los ou prejudicá-los, conforme o conceito que criamos sobre este aluno. E o pior é que falhamos! No filme o professor pode reconhecer isso, a sua falha em beneficiar um aluno que julgava capaz de ser um grande homem. E nós, se já fizemos isso, como saberemos se foi a decisão sábia a tomar?
Outra aprendizagem que o filme aponta: o professor educa e não molda as virtudes de seus alunos. Isto foi dito pelo pai do jovem em quem o professor depositou sua confiança e arrependeu-se, pois realmente o professor não consegue moldar as virtudes herdadas e reforçadas pela família. Talvez a educação consiga fazer isso, mas não o professor. O tempo que passamos com nossos alunos é muito pequeno em relação ao ambiente familiar.
O filme também nos mostra que temos o poder de deixar marcas positivas em nossos alunos. Mesmo que estes no futuro, não apliquem em suas vidas o que nos esforçamos em ser exemplos, eles podem vir a reconhecer e valorizar esse nosso esforço.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Patrícia, nessa postagem trazes vários elementos para refletirmos sobre a repercussão da educação na formação dos sujeitos. Falas que "o professor não consegue moldar as virtudes herdadas...". Te pergunto: será que as virtudes são herdadas ou construidas a partir das experiências pessoais? Abração, Sibicca