Ao ler o material sugerido para a unidade de estudo da interdisciplina de Psicologia II, achei alguns pontos interessantes:
EPSITEMOLOGIA: é a teoria da ci~encia, ou ainda, estudo do conhecimento.
GENÉTICO: relativo a gênese
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA: estudo da gênese do conhecimento humano. Piaget estuda a gênese das estruturas cognitivas, explicando-a pela construção - daí construtivismo - mediante a interação radical entre sujeito e objeto.
INTERACIONISMO: a origem do conhecimento está na síntese permanente entre as condições internas do sujeito e do meio, entre a maturação e a experiência adquirida.
INTELIGÊNCIA: na epistemologia ganética de Piaget é definida como a busca intencional de meios para atingir um fim.
CONSTRUTIVISMO: é uma teoria que permite (re)interpretar a prática,´o método, a técnica, o projeto, jogando-nos para dentro do movimento da história - da humanidade e do universo.
ADAPTAÇÃO: equilíbrio progressivo entre a assimilação e a acomodação;
ASSIMILAÇÃO: incorporação de elementos novos a uma estrutura já existente e o seu pólo complementar;
ACOMODAÇÃO: transformações pelas quais passa a estrutura já existente para incorporar elementos novos.
Logo a ASSIMILAÇÃO consiste na ação do sujeito sobre o meio e a ACOMODAÇÃO numa ação do sujeito sobre si próprio para responder às resistências oferecidas pelo meio.
domingo, 5 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Patrícia, muito interessante essas tuas anotações, tocam em pontos fundamentais da teoria. É importante que possas, a partir dessas anotações, pensar em quais foram as tuas aprendizagens ao ler esses conceitos. Que repercussões esses conceitos têm na prática educativa? Abração, Sibicca
Oi Simone!
Justamente por serem conceitos importantes na prática, conceitos esses, que já aplicava mesmo antes de conhecer em termos teóricos, e que agora passo a compreendê-los melhor, é o motivo de anotá-los em meu portfólio de aprendizagem, para que fiquem registrados como uma conquista do PEAD neste ano.
Postar um comentário