quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pensando em estágio

Estou bastante ansiosa para o estágio com a proposta de projetos de aprendizagens. Estamos elaborando as arquiteturas pedagógicas que servirão de base para nosso estágio. É interessante pensar em propostas de projetos para crianças que ainda não sabemos como reagirão a esta proposta de aprendizagem. Fico me perguntando:
será que gostarão de trabalhar desta forma?
gostarão de ouvir as aprendizagens dos colegas?
vou conseguir fazer as intervenções necessárias e no momento certo?
como a escola e os colegas vão encarar este trabalho?
São muitas as perguntas para as quais ainda não tenho as respostas e acredito que estas só virão no decorrer do estágio ou no final dele, quando realizar as reflexões. No momento só tenho uma certeza, sendo esta a aprendizagem que quero deixar registrada aqui, de que
a educação precisa mudar para atender as demandas de novas perspectivas e interesses dos alunos.
É um desafio? Claro! Como qualquer mudança, em especial envolvendo sujeitos pensantes, com uma história de vida e curiosidades mil. Como argumentos a favor desta proposta que já defendi anteriormente é que ela proporciona habilidades básicas aos educandos de autonomia, autoria, convivência e cooperação, crítica e análise.
No decorrer do estágio respondo as minhas perguntas angustiantes!

Nenhum comentário: