Este é o pôster que eu e meu grupo construímos a partir das leituras e entrevistas realizadas com alunos de EJA, do município de Sapiranga. Este trabalho proporcionou o conhecimento a cerca da realidade destes alunos, suas características, cuja diversidade histórica, cultural, social e cognitiva são tão diversas que fazem com que formem um grupo homogênio, no entanto, que requer um trabalho que permita atender a cada um, com sua individualidade, porém confrontando as diferenças para a promoção da cidadania, visando as relações de solidariedade e respeito ao próximo, valores que podem ajudá-los a transformar o mundo, como almejava Freire ao propor a alfabetização de adultos há décadas atrás.
Durante a apresentação dos pôsters, na aula presencial, foi possível comparar e perceber que, de acordo com a escola, sua localização e clientela, os resultados das pesquisas e entrevistas se equiparavam ou se opunham, por exemplo, nas escolas onde predominavam os jovens, a maioria estuda apenas com o objetivo de concluir o Ensino Fundamental ou Médio, já os adultos buscam a formação perdida na infância ou adolescência. Outra característica semelhante entre estes dois grupos (jovens e adultos), são os motivos que os levam a frequentar a EJA: os jovens, na maioria por repetência e evasão no ensino regular, os adultos por terem que parar de estudar quando crianças para trabalhar e ajudar a família.
As aprendizagens apresentadas tem base teórica refenciadas no pôster.
Um comentário:
Oi Pati, legal a postagem, partes de uma atividade da interdisciplina e destacas as aprendizagens que construíste a partir dela. Abração!!
Postar um comentário