domingo, 18 de abril de 2010

PRIMEIRA SEMANA DE ESTÁGIO

Não poderia deixar de escrever sobre a primeira semana de estágio e a aplicação de uma das arquiteturas pedagógicas aprendidas durante o curso: Projeto de Aprendizagem - empregada com a turma. Conforme escrevi na avaliação semanal do estágio:


Nesta primeira semana iniciei com a arquitetura pedagógica de Projeto de Aprendizagem, que tem por objetivo maior desenvolver alunos autônomos, capazes de buscar o conhecimento daquilo que lhes interessa. Começando na segunda-feira pelo levantamento de perguntas cujo tema foi "corpo humano", cada aluno escreveu uma pergunta de algo que gostariam de aprender sobre o corpo humano. As perguntas que surgiram foram:

Como funciona o estômago?

Por onde entra o ar pelo pulmão?

Como funciona a cabeça?

Como funciona o órgão cerebral?

Como funciona o coração?

Por que o coração pára? Como acontece o ataque cradíaco?

Como funciona o fígado? Fumar faz mal para o fígado?

Como o coração bate?

Como funciona o rim?

Como pára o rim?

Como funciona o nosso cérebro?

Como funciona o pulmão?

Por que tem que ter sangue?

Como a doença afeta o nosso corpo?

Estas questões foram registradas no quadro para fazermos um refinamento das questões semelhantes, então ficaram as seguintes questões:

1-Como funciona o estômago?

2-Como funciona o coração?

3-Como funciona o rim?

4-Como funciona o pulmão?

5-Como funciona o nosso cérebro?

6-Como funciona o fígado?

7-Como a doença afeta o nosso corpo?

8-Por que tem que ter sangue?

Destas questões foram escolhidas como questão de investigação a questão 1, a 2, a 3, a 5 e a 8. Sendo que foram formados:

2 grupo de 4 alunos na questão 1;

3 grupos de 4 alunos na questão 2

1 grupo de 4 alunos na questão 3;

1 grupo de 3 alunos na questão 5;

1 grupo de 3 alunos na questão 8;

Fiquei satisfeita com as questões levantadas e escolhidas, creio que darão boas pesquisas. Estou curiosa para ver como eles assimilarão as informações sobre estes temas bastante científicos, mas mesmo que de forma simples consigam compreender o que lhes interessa será válido como experiência de aprendizagem.

A segunda etapa dos PAs foi abrirem uma conta no zipmail, através da qual cada grupo terá um blog para postarem as informações aprendidas durante o desenvolvimento do projeto. Como primeira mensagem a ser enviada para mim deveriam escrever o nome dos componentes do grupo, a questão de investigação e o que estão achando de estudar desta forma. Eles ainda estão engatinhando no uso desta ferramenta, demoram para digitar, mas um dos objetivos do PAs também é o de usar as tecnologias de informação e comunicação, como esta é a primeira vez deles, será preciso paciência. Qualquer avanço será uma conquista.

É impressionante a satisfação com que os alunos estão recebendo esta proposta de trabalho.


Assim deixo registrada como postagem semanal o início de minha experiência com PAs na prática de sala de aula. Com certeza continuarei registrando o andamento desta experiência. Aguardem...

Nenhum comentário: