domingo, 2 de maio de 2010

APLICAÇÃO DE PAs COM OS ALUNOS


Estou aplicando com meus alunos a arquitetura pedagógica de Projetos de Aprendizagens. Conforme registrei na avaliação desta semana que se passou:

"Foi bastante interessante ouvir as certezas e dúvidas dos alunos. Percebi que a forma de educação a que estão acostumados não os leva a pensarem que sabem muitas coisas e por isso a primeira reação é dizer que não sabem nada. Também compreendi que este pensamento tem a ver com o fato de acharem que aquilo que sabem não é certo e então não falam com medo de errar. Precisei explicar que com este trabalho eles aprenderiam que muitas certezas estão corretas e algumas não. Tirariam as dúvidas, mas outras surgiriam."




E ainda:
percebo a satisfação dos alunos quando estão reunidos nos grupos e falando sobre suas curiosidades. Recebi o seguinte elogio da professora bibliotecária: “teus alunos estão uma amor pesquisando aqui, precisa ver como ficam impressionados de ver nos livros as figuras, as explicações, estou achando muito interessante este trabalho que tu estas propondo.”




Concluindo minha reflexão digo que, assim como eu senti prazer em aprender através de um PA, onde pesquisei sdobre um assunto de meu interesse, os alunos também se realizam na escola com uma educação mais autônoma, que valoriza seus interesses e permite que cresçam em conhecimento, mais ainda, sabendo onde buscar o conhecimento.

Nenhum comentário: