domingo, 23 de maio de 2010

REFLETINDO SOBRE LIMITAÇÕES DO PA

Estou aplicando a arquitetura pedagógica de Projeto de Aprendizagem com meus alunos do quarto ano. Sem dúvida é uma nova forma de proporcionar uma educação voltada para o conhecimento autônomo, interativo, cooperativo e, pensando em futuro, formando sujeitos capazes de utilizar os recursos tecnológicos de informação e comunicação.
No entanto, conforme apontado no texto: Projeto de Aprendizagem? O que é? Como se faz?, "...o processo é lento..." De fato, estou me sentindo limitada em relação ao uso das tecnologias, que segundo o texto citado, sem a tecnologia é quase impossível proporcionar interatividade. Vejam bem: eu tenho acesso a informática e internet, até mesmo consegui mais horários para desenvolver os projetos com minha turma, mas isso significa ter um horário por semana e nem sempre temos internet no laboratório. Duas situações que desanimaram: num dia os alunos digitaram suas pesquisas e no outro foram concluí-las e, elas não estavam no computador! Outro dia alguns alunos digitaram no blog e, quando foram salvar, a conexão havia caído..., perderam tudo outra vez! Estas são situações que acabam desanimando e demorando demais o desenvolvimento do projeto, os alunos já estão perdendo o interesse, pois não chegam a conclusão dele. Temos que lembrar também que quando na sala de informática, como as crianças tem um acesso muito limitado, em uma hora conseguem digitar um parágrafo, alguns nem isso!
Quero deixar claro que não estou desmerecendo esta proposta pedagógica, apenas estou desabafando sobre alguns empecilhos que confirmam o que citei: é um processo lento! Existem muitas transformações a nível de instituição em oferecer o suporte técnico e os espaços capazes de atender a demanda de todos os alunos.

Um comentário:

Edson Reichert disse...

Olá colega, tudo blz? Queria te dar os parabéns pela coragem de tocar em frente um PA com tua turma de estágio. Com certeza é um processo lento e grandioso. Talvez precise de algumas adaptações, ou simplesmente o fato do estágio durar 9 semanas acabe sendo um agravante e ampliador de ansiedade. Vamos trocar umas idéias por e-mail, o que tu acha? Lá na escola anda meio corrido não estamos conseguindo conversar direito. Um abraço.