domingo, 30 de maio de 2010

EDUCAÇÃO EM BUSCA DA QUALIDADE DO APRENDER

Este fim de semana durante uma palestra de capacitação oferecida pelo município de Sapiranga onde trabalho, trouxe o palestrante Max Haetinger com o tema "A escola que encanta e transforma vidas", me fez refletir sobre a minha graduação em Pedagogia pela UFRGS, com uma proposta de educação voltada para as novas tecnologias de informação e comunicação. As interdisciplnas tem me convencido da necessidade de mudanças significativas na educação. No entanto as minhas novas aprendizagens em termos de novas estratégias do meu agir como educadora esbarram na falta de compreensão da categoria ainda presa ao sistema tradicionalista de educar, em que o professor é o detentor do conhecimento e o aluno precisa aprender a reter o conhecimento como o professor o apresenta, ainda mais, colegas apegados a conteúdos prescritos para o ano, mas nem sempre de acordo com a curiosidade, interesse e necessidade dos alunos.
Alegremente, até porque o palestrante realmente nos encantou com sua performance como educador que sente prazer em educar, mas também porque sua mensagem mostrou claramente o que eu, como graduanda já sabia. Destaco aqui algumas de suas falas e minha reflexão de acordo com minhas aprendizagens:
  • "Aprendizagem é quando o aluno coloca em prática o conhecimento que reteve."

De fato, foi-se o tempo em que se avaliava o aluno pelas notas de uma prova, de conteúdos memorizados para aquele momento. A aprendizagem do aluno deve ser avaliuada pelas suas mudanças a partir dos conhecimentos que vai assimilando, de como processa esses conhecimentos na sua vivência, em suas relações interpessoais.

  • "...você deve entrar com os olhos voltados para o futuro e para um mundo cada vez melhor."

O professor precisa estar atualizado no que diz respeito ao uso de tecnologias. Como ele disse, não podemos ficar naquela de que "eu não gosto, naõ sei usar, isso não é pra mim". Nossa era exige atualização, nossos alunos estão inseridos nesse meio em que a informação está muito avançada, temos que saber usar para poder orientar.

  • "Nunca responda uma pergunta com uma resposta, sempre responda com outra pergunta..." ( Citando Sócrates)

Perguntas_a essência da arquitetura pedagógica de projetos de aprendizagens que passamos a desenvolver como alunas e estamos aplicando em nossos estágios.

  • "A cooperação e colaboração como base das relações"

A interatividade com que desenvolvemos muitos de nossos trabalhos através dos meios de comunicação interativos (blog, e-mail, msm) e que precisamos conquistar para nossos aprendizes nas relações em sala de aula são fundamentais em nossos tempos.

  • "A escola do lúdico, expressão, movimento e cultura"

Esta frase me levou a lembrar da interdisciplina Ludicidade e Educação que nos mostrou a importância do lúdico, do jogo no desenvolvimento cognitivo das crianças, do poder que o brincar tem na formação de habilidades.

Finalizando sua apresentação um de seus slides continha:

"Escola integrada culturalmente + Expressão corporal e artística + Tecnologia permanente = APRENDIZAGEM REAL E CONSCIENTE"

Espero agora que toda essa riqueza de concepção de educação tenha atingido o coração de muitos educadores e que estes passem a explorar novas ferramentas em suas aulas e compreendam a ações pedagógicas que as futuras pedagogas formadas pela UFRGS estão propondo!

Nenhum comentário: