Alegremente, até porque o palestrante realmente nos encantou com sua performance como educador que sente prazer em educar, mas também porque sua mensagem mostrou claramente o que eu, como graduanda já sabia. Destaco aqui algumas de suas falas e minha reflexão de acordo com minhas aprendizagens:
- "Aprendizagem é quando o aluno coloca em prática o conhecimento que reteve."
De fato, foi-se o tempo em que se avaliava o aluno pelas notas de uma prova, de conteúdos memorizados para aquele momento. A aprendizagem do aluno deve ser avaliuada pelas suas mudanças a partir dos conhecimentos que vai assimilando, de como processa esses conhecimentos na sua vivência, em suas relações interpessoais.
- "...você deve entrar com os olhos voltados para o futuro e para um mundo cada vez melhor."
O professor precisa estar atualizado no que diz respeito ao uso de tecnologias. Como ele disse, não podemos ficar naquela de que "eu não gosto, naõ sei usar, isso não é pra mim". Nossa era exige atualização, nossos alunos estão inseridos nesse meio em que a informação está muito avançada, temos que saber usar para poder orientar.
- "Nunca responda uma pergunta com uma resposta, sempre responda com outra pergunta..." ( Citando Sócrates)
Perguntas_a essência da arquitetura pedagógica de projetos de aprendizagens que passamos a desenvolver como alunas e estamos aplicando em nossos estágios.
- "A cooperação e colaboração como base das relações"
A interatividade com que desenvolvemos muitos de nossos trabalhos através dos meios de comunicação interativos (blog, e-mail, msm) e que precisamos conquistar para nossos aprendizes nas relações em sala de aula são fundamentais em nossos tempos.
- "A escola do lúdico, expressão, movimento e cultura"
Esta frase me levou a lembrar da interdisciplina Ludicidade e Educação que nos mostrou a importância do lúdico, do jogo no desenvolvimento cognitivo das crianças, do poder que o brincar tem na formação de habilidades.
Finalizando sua apresentação um de seus slides continha:
"Escola integrada culturalmente + Expressão corporal e artística + Tecnologia permanente = APRENDIZAGEM REAL E CONSCIENTE"
Espero agora que toda essa riqueza de concepção de educação tenha atingido o coração de muitos educadores e que estes passem a explorar novas ferramentas em suas aulas e compreendam a ações pedagógicas que as futuras pedagogas formadas pela UFRGS estão propondo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário