domingo, 23 de dezembro de 2007

AULA DE TEATRO APLICADA

Depois do desabafo, de não ter gostado e então recebido apoio e incentivo, é importante escrever sobre os resultados da tal aula de teatro. Na foto ao lado, podem observar a atenção e o envolvimento dos alunos realizando uma das atividades propostas na aula de teatro, que dentre outras aprendizagens que proporciona às crianças, mexe com a afetividade, o toque humano, que está faltando tanto hoje em dia à essas crianças. Essa aula superou todas as minhas expectativas de como os alunos compreenderiam e participariam das atividades, foi incrível, como se fosse um momento lúdico, de imenso prazer em fazer, em estar ali criando e dramatizando.
Nesta concepção de teatro, há uma relação com o que aprendemos em Ludicidade. No texto Formas de abordagem dramática na educação, de Ana Carolina Müller Fuchs, onde ela aponta o jogo dramático como uma abordagem contemporânea do teatro na escola:
"...Mais voltado para a subjetividade, pressupõe as relações de cada indivíduo com seu imaginário e com sua expressividade. Está ligado ao faz-de-conta infantil. É uma prática lúdica individual ou em grupo que propõe a improvisação de um tema ou situação previamente escolhida. Não implica a participação de uma platéia. Não tem como objetivo a apresentação ou a representação de algo, mas sim a apropriação dos mecanismos fundamentais do teatro.

Nenhum comentário: