Bem, eu fiquie sabendo disso lendo o Bloco 9 da interdisciplina de Literatura infanto-juvenil.
DIREITOS IMPRESCRITÍVEIS DO LEITOR Daniel Pennac
O direito de não ler.
O direito de pular páginas.
O direito de não terminar um livro.
O direito de reler.
O direito de ler qualquer coisa.
O direito ao bovarismo1 (doença textualmente transmissível).
O direito de ler em qualquer lugar.
O direito de ler uma frase aqui e outra ali.
O direito de ler em voz alta.
O direito de calar.
O direito de não ler.
O direito de pular páginas.
O direito de não terminar um livro.
O direito de reler.
O direito de ler qualquer coisa.
O direito ao bovarismo1 (doença textualmente transmissível).
O direito de ler em qualquer lugar.
O direito de ler uma frase aqui e outra ali.
O direito de ler em voz alta.
O direito de calar.
Mas o interessante é que eu já exercia estes direitos todos e permito aos meus alunos que exerçam também. Quando? Nos momentos de leitura diários. Como? Coloco vários e diversos livros a disposição deles; deixo que leiam onde querem, na posição que querem; alguns gostam de ler para um colega, deixo também; quando gostam do que estão lendo e querem compartilhar com os amigos, isto é permitido, pois incetiva o outro a ler também o que antes talvez não lhe chamava a atenção; alguns pegam livros, apenas folheiam as páginas e trocam por outro, até que achem um que gostem e então leêm, às vezes não leêm, é um direito; sou exemplo de leitor, pos nestes momentos estou lendo livros dos kits que são oferecidos a eles e quando gosto, compartilho o que li e as crianças querem ler o que a professora leu.
O MOMENTO DE LEITURA É ROTINA EM MINHA SALA DE AULA!
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