quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

SALA DE AULA-ESPAÇO DE BRINCAR

No enfoque sobre o jogo nas séries iniciais, aprendi o quanto é importante que nós, professores proporcionemos espaços lúdicos em nossas salas de aula. O mais interessante é que este espaço não é de jogos pedagógicos e didáticos, que trabalhem conteúdos, como estávamos acostumadas a fazer. Mas permitir às crianças que brinquem por prazer. Nestes momentos elas estarão desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas e afetivas que são necessárias para que se tornem adultos capazes de lidar com as situações de forma criativa e superando frustrações. Já relatei em outra ocasião que propiciei um momento lúdico e foi muito legal. Esta semana, a partir da aula presencial onde confeccionamos jogos e brinquedos, planejei outra aula lúdica em que troxeram materiais sucatas, inventaram jogos e brinquedos e principalmente, brincaram espontaneamente. O notável desta experiência é observar alunos com dificuldades e indisciplinados participando ativamente e com entusiasmo deste momento, sem que lhe seja chamado a atenção uma única vez. Por que? Por que está derivando prazer em brincar!

Nenhum comentário: