Conteúdos específicos de Estudos Sociais.
Era isso o que eu pensava, no entanto, neste semestre as interdisciplinas mostraram que o tempo e o espaço são estudados em diferentes áreas do conhecimento, na matemática, nas ciências humanas e físicas e são vistos em vários aspectos: psicológicos, sociológico, etnológico, histórico e geográfico.
A interdisciplina Representação do Mundo pelos estudos Sociais mostrou que podemos desenvolver um trabalho amplo e significativo com os alunos partindo das relações sociais de grupo, desenvolvendo atividades que ajudam a entender o tempo físico (confecção de relógio de areia, relógio de sol, calendário) e histórico (a linha de tempo da vida da criança, álbum de fotos da história da escola, fazendo as comparações do antes e agora) e atividades que ajudam a representar e entender representações do espaço (mapa da sala, planta baixa da sala, trajeto da casa até a escola-desenho e relato).
Não havia pensado na concepção de tempo e espaço pela Matemática, mas agora entendo a lógica que há nas construções de noção de quantidade, número, forma, que estão relacionadas com as noções de tempo (hora, dia, mês) e espaço (área, figuras geométricas, geoplano, coordenadas).
Ao trabalhar diariamente com meus alunos o registro da data, do tempo, o calendário, estou integrando a matemática, as ciências e os estudos sociais. Ao construirmos a maquete da sala, estão interligados conceitos matemáticos de forma, tamanho, quantidade, com conceitos de Estudos Sociais, de espaço social, de grupo, preparando para a concepção de mapa.
domingo, 20 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário