Gostei muito das sujestões da Revista Nova Escola, sobre Campo aditivo e principalmente das dicas para levar o aluno a pensar caminhos que levem ao resultado e não de simplesmente dizer o cálculo e querer que todos pensem igual.
Pensei na seguinte atividade:
Nossa escola está promovendo uma gincana de São João. Para está foram determinados as tarefas e os pontos que valerão cada tarefa cumprida. A primeira tarefa é vender cupons no valor de 3 reais cada um, valendo um MP5. Cada cupom vendido vale 100 pontos. A partir daí posso elaborar perguntas no decorrer da gincana e da venda de cupons, como:
Nossa turma quer alcançar 3000 pontos, mas dez alunos já dissera que não vão vender seus cupons. Quantos cupons cada um dos demais alunos terá de vender para alcançar a meta?
Já estamos com 1100 pontos. Pensando que cada aluno vendeu um cupom, quantos alunos terão que vender ainda para conseguirmos a meta?
As 13 meninas venderam seus cupons. Quantos pontos conseguiram? Quantos pontos faltam para atingir a meta? Quantos meninos há na turma?
No final atingimos 3800 pontos. Quantos cupons foram vendidos a mais?
A partir desta situação real da turma podem ser criadas várias questões que envolvem o raciocínio matemático e cálculos envovendo adição e subtração, sendo que o aluno poderá usar caminhos diferentes para chegar ao resultado.
domingo, 20 de julho de 2008
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