Muito importante a ética na profissão docente, pois trabalhamos com pessoas de diversas classes, etnias, culturas e religiões. Precisamos saber respeitar cada uma delas sem hipocrisia, mas com ética.
No trabalho de análise do texto do antropólogo francês,(O dilema do Antropólogo Francês) em Filosofia da Educação, tivemos a oportunidade de exercitar a ética ao argumentar em defesa ou contestar a atitude do antropólogo, de acordo com o grupo em que participávamos. Para a satisfação da minha ética, fiquei no grupo de contestação, pois o antropólogo usou de mentira para com o povo daquela ilha e mentir é imoral, mesmo que a ética dele lhe tenha dado justificativas para ter mentido. A minha ética não aceita a mentira em nenhuma hipótese, penso que podemos nos omitir, mas jamais mentir.
No entanto, o trabalho exigiu que algumas colegas defendessem o antropólogo. E aí, mesmo sendo contra a mentira, a ética me faz respeitar os argumentos das colegas da defesa, e respeitar não significa concordar, tanto que repliquei os argumentos delas.
Viram, aprendi o que é argumento, defesa, contestação, replica e, principalmente ética!
Um comentário:
Oi Patrícia, ótima essa tua postagem! Trazes uma interlocução entre a atividade e as tuas aprendizagens a partir dela. Só dá uma olhadinha no link para o dilema, não está funcionando. Abração, Sibicca
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