Estas questões filosóficas estão me levando a ler e pesquisar muito. Por exemplo, para produzir o texto da interdisciplina de Filosofia, a partir do texto de Adorno, sobre educação e barbárie, fui buscar subsídios na internet sobre a questão da barbárie, o que é, o papel da educação, violência na escola e o que outros estudiosos dizem a respeito. Li bastante. Escrevi meu texto, mas não sei se está bom, estou anciosa para receber o comentário e saber se consegui atingir o objetivo.
Algumas citações do meu texto são:
"O que Adorno pretende com a educação contra a barbárie é que as pessoas e principalmente os adolescentes e crianças criem uma aversão à violência física e a escola tem um papel importante neste processo."
"Aquino (1996) discute que a escola passa a receber sujeitos não homogêneos, provindos de diferentes classes sociais, com diferentes histórias de vida e com uma “bagagem” que, muitas vezes é negada pela escola. A experiência docente não pode negar esta afirmação. As escolas ainda não sabem lidar com a indisciplina. Os educadores atuais são frutos de uma educação tradicionalista, onde a regra era imposta sem discussão, a obediência era conquistada com a punição. Atualmente, os alunos não aceitam as regras sem contestação, sabem que a punição não tem mais efeito disciplinador, eles têm consciência de seus direitos humanos. Porém, não estão cientes de seus deveres e limites frente aos demais elementos da sociedade que os cerca, como os colegas e professores, aí que surge o problema da indisciplina, muitas vezes violenta, até com traços de barbárie entre estudantes e professores nas escolas."
"Adorno estaria perplexo se hoje, cerca de 40 anos após seu debate com o professor Becker na rádio de Hessen, transmitido em 14 de abril de 1968, se deparasse com o fracasso da educação em formar cidadãos emancipados. Esse despreparo leva a necessidade de uma mudança de paradigma nas escolas, na formação de educadores cientes de seu papel em evitar um retorno a barbárie como na época do nazismo."
Este assunto leva a muitas concepções, abordei apenas a questão da escola e do educador diante do papel disciplinador, contra a violência e a barbárie. E, nesta abordagem mostrei apenas o fracasso da escola em evitar sentimentos de barbárie, como Adorno desejava.
Um comentário:
Oi Patrícia, certamente essas questões ainda são um desafio para as escolas e os educadores. Pensando sobre esse assunto, que movimentos acreditas que estás fazendo na tua sala de aula para trabalhar esses aspectos? Que intervenções procuras fazer quando te deparas como professora com situações de violência e desrespeito na escola? Abração, Sibicca
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