domingo, 17 de maio de 2009

DEFICIÊNCIA FÍSICA

A unidade 4 da interdisciplina tem muito a nos ensinar quanto a alunos portadores de necessidades especiais, em especial necessidades de atendimento educacional especializado, devido a deficiência física. Eu realizei algumas aprendiazgens nesta área durante a leitura do texto proposto, inicalmente no capítulo um: "CONHECENDO O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA ". Com este texto aprendi a respeito da plasticiadade neural. Já ouviram falar? Trata-se da capacidade ou habilidade do sistema nervoso de tomar a forma ou alterar a forma e funcionamento a partir da demanda ou exigência do meio. Junto com este conhecimento é importante sabermos, como educadores, que a escola funciona como uma provedora de estímulos. Segundo o texto, "o ambiente escolar promove desafios de aprendizagem...O estudo da plasticidade neural vem nos demonstrar que o ser humano é ilimitado e que, apesar das condições genéticas ou neurológicas, o ambiente tem forte intervenção nesses fatores. Quanto mais o meio promove situações desafiadoras ao indivíduo, mais ele vai responder a esses desafios e desenvolver habilidades perdidas ou que nunca foram desenvolvidas. Uma criança com atraso no desenvolvimento motor, ou com uma paralisia cerebral, quando incluída em ambiente escolar inclusivo, tem inúmeras razões para se sentir provocada a desenvolver habilidades que não desenvolveria em um ambiente segregado."
No entanto, as escolas precisam estar adequadas para proporcionar este ambiente estimulador. Entra aí a ação do AEE - Atendimento Educacional Especializado, que deve oferecer recursos didático-pedagógicos aos educando e aos professores. Que tipo de recursos? Publicarei mais a frente.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Patrícia, esses apontamentos estão muito interessantes, como mencionaste que vais continuar desenvolvendo essa reflexão em outra postagem, sugiro que possas pensar também em como essas aprendizagens te auxiliam a pensar no trabalho com os teus alunos, com e sem deficiências. Abração, Sibicca