segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Freinet e Montessori

Já havia escutado sobre estes pedagogos que deixaram suas marcas na história da educação, até li sobre suas teorias ao estudar para os concursos que prestei, mas é interessante como o ler com reflexão nos faz rever os conceitos e compreender o que realmente está envolvido em determinadas teorias. Essa reflexão me foi proposta na interdisciplina de Didática, planejamento e Avaliação. Em textos breves, porém muito objetivos e ilustrados consegui relacionar a teoria de Freinet e Montessori com a minha prática.
Freinet propôs uma pedagogia progressista em escolas populares, de poucos meios, como a maioria de nossas escolas, compostas de crianças carentes com poucos recursos materiais. Quantas vezes temos que ser criativas e elaborar materiais de contagem, jogos, e outros, com sucatas. Já Montessori contribuiu com a proposta do educar partindo do concreto para o abstrato e inventou ricos materiais como o Material Dourado e a adaptação dos materiais ao tamanho das crianças. Utilizo muito o Material Dourado em sala de aula para introduzir e explicar a adição com transporte e subtração com retorno, também adaptei este material em peças de papel para que cada aluno possa ter o seu e manusear ao realizar as operações matemáticas.
Cabe bem a frase popular: "Vivendo e aprendendo, ou reaprendendo".

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Pati!! Muito legal essa tua postagem, pois a partir da proposta da interdisciplina revisitas as tuas aprendizagens e refletes sobre as propostas dos autores juntamente com a tua prática. Abração!!