sábado, 9 de outubro de 2010

SEMESTRE 1- 1ª POSTAGEM

ARISTÓTELES


Passeando pelo site da interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, lendo o texto on line sobre a Maquinaria Escolar, encontrei o link que direcionava para Aristóteles, um dos grandes filósofos que contribuiu muito na formação histórica do que hoje é a educação. Podemos ver claramente, que apesar de tanto tempo atrás, Aristóteles já tinha um método de ensino bastante atual, conforme podemos ver neste trecho que sintetiza sua forma de conduzir a aprendizagem de seus discípulos:

Rigor no método - Depois de estudar as leis do pensamento, o processo dedutivo e indutivo aplica-os, com rara habilidade, em todas as suas obras, substituindo à linguagem imaginosa e figurada de Platão, em estilo lapidar e conciso e criando uma terminologia filosófica de precisão admirável. Pode considerar-se como o autor da metodologia e tecnologia científicas. Geralmente, no estudo de uma questão, Aristóteles procede por partes:
a) começa a definir-lhe o objeto;
b)passa a enumerar-lhes as soluções históricas;
c)propõe depois as dúvidas;
d) indica, em seguida, a própria solução;
e) refuta, por último, as sentenças contrárias.

Ao me deparar com os procedimentos com que Aristóteles dirigia os estudos fiz uma relação com a arquitetura pedagógica de Estudo de Caso, em que o professor propõe uma situação problema ou parte de uma situação apresentada pelo aluno e para ajudar na tarefa, como mostra o texto "Arquiteturas Pedagógicas para educação à distância"o professor apresenta, justa põe e contrapõe respostas e alternativas encontradas por especialistas, ou colegas, para problemas semelhantes, ou seja, enumera soluções históricas. Ao propor dúvidas ou refutar sentenças, o professor estará promovendo o feedback entre os alunos e suas descobertas.













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