Lendo sobre a educação de surdos considerei algumas aprendizagens importantes para postar, como os quatro modelos educacionais empregados no decorrer da história da educação de surdos, entre eles o ORALISMO, COMUNICAÇÃO TOTAL, BILINGUISMO, PEDAGOGIA SURDA e INCLUSÃO.
Hoje sabe-se que o surdo precisa da linguagem de sinais para a sua comunicação, identidade e cultura, portanto a inclusão neste caso só é válida se o professor puder comunicar-se com o aluno surdo através da LIBRAS, no entanto para um melhor desenvolvimento cognitivo do aluno surdo o ideal é ter aula com um professor surdo para que a relação professorxaluno seja mais efetiva e significativa.
Assim, respondendo a pergunta feita pela tutora Simone no comentário feito na outra postagem que fiz sobre LIBRAS, vislumbro como dificuldade receber alunos surdos na sala de aula comum eu não tendo como me comunicar através da LIBRAS. Esta interdisciplina está proporcionando um conhecimento geral do que constitui a linguagem de sinais e, principalmente da concepção da pessoa surda e de como ela percebe o mundo. Isto é muito mais complexo do que apenas aprender e ensinar um outro idioma. Acredito que é possível, mas o professor deve buscar formação em LIBRAS.
Um comentário:
Oi Pati!! Que bom que retomaste o comentário, pois a partir das tuas reflexões podemos pensar sobre as possibilidades e limites do trabalho com surdos. Abração!!
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