quarta-feira, 18 de novembro de 2009
PAULO FREIRE
Quando iniciei no Magistério há 20 anos atrás já ouvia falar em Paulo Freire, muito vagamente me lembro. No decorrer da minha prática e qualificação comecei a perceber que a maioria dos aportes teóricos apresentados em seminários e cursos de capacitação baseavam-se nos estudos e teorias desenvolvidas por Paulo Freire, que empenhou-se durante a sua vida em mostrar que a educação deveria ter por objetivo a formação de sujeitos capazes de mudar e transformar o mundo com autonomia e consciência das consequências de suas ações. Agora, como estudante do PEAD, em muitas interdisciplinas suas teorias foram citadas e serviram de referência para a construção de nossos conhecimentos e aprimoramento da nossa prática pedagógica. Recentemente em Didática, Planejamento e Ação consideramos planejar a atividade docente a partir de temas geradores de interesse dos alunos. Assim registrei em uma das minhas postagens que o professor pode planejar a partir "do diálogo com os educandos, ouvindo suas angustias, curiosidades, interesses e problemas, elaborando com estes elementos os conteúdos, estratégias e materiais didáticos a serem utilizados no desenvolvimento das aulas, terminando com a reflexão e avaliação dos alunos a cerca do que aprenderam de verdadeiro e significativo para eles."
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Um comentário:
Oi Pati! Legal a tua postagem, resgatas o pensamento de Freire e comentas como ele pode ajudar a nortear a tua proposta pedagógica. Abração!!
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