quarta-feira, 18 de novembro de 2009

NARRATIVA DA CRIANÇA

Na interdisciplina de Linguagem e Educação realizei uma experiência simples, mas significativa: gravar uma criança narrando uma história. Simples porque as crianças gostam de contar histórias e hoje com câmeras digitais fica fácil gravar pequenos vídeos. Por que significativa? Bem, ouvir a narrativa e pensar em como a criança vem desenvolvendo a oralidade fez da experiência algo interessante, uma boa aprendizagem, levando em consideração que eu não sabia da relação entre o faz de conta do pensamento infantil e a maneira de apreender o mundo e elaborar os sentimentos, uma característica marcante da criança antes dos 6 ou 7 anos. Também aprendi que a criança pequena não tem a intenção de mentir, mas que ela fantasia suas narrativas reais, incluindo relatos de histórias ouvidas ou vista em desenhos e filmes, apresentando um sincretismo, associando à realidade elementos imagéticos segundo critérios pessoais motivados pela afetividade, observação e imaginação.

http://patilopes.pbworks.com/video-linguagem


Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Pati!! Muito legal essa tua postagem, remete para a atividade da interdisciplina e destacas tuas aprendizagens a partir dessa experiência. Abração!!