PROJETO DE APRENDIZAGEM
Neste semestre passamos a por em prática a arquitetura pedagógica de Projeto de Aprendizagem. Foram muitas as aprendizagens, tanto que estou escrevendo meu trabalho de conclusão sobre este tema, junto com tecnologias de comunicação e informação. Mas foi lá em 2008/2 que esta proposta didática passou a se configurar pra mim como recurso pedagógico aplicável e eficaz. Na época fiz uma postagem em que comentei o seguinte:
"Agora quero me aprofundar nos aspectos que envolvem o desenvolvimento de projetos de aprendizagem e me habilitar a utilizar estes como recurso pedagógico em minhas aulas e me tornar, como diz Paulo Freire, uma educadora com a consciência crítica do educando cuja "promoção" da ingenuidade não se faz automaticamente. (Pedagogia da Autonomia)"
No entanto, mesmo depois de desenvolver um PA a partir de um assunto que me interessava, ainda havia a incerteza, conforme tinha registrado em meu blog:
"Com certeza, adaptar este tipo de trabalho aos meus alunos seria muito mais interessante para a aprendizagem deles. Mas confesso que, mesmo considerando este método eficiente para proporcionar aprendizagens, ainda não sei como seria coordenar o trabalho em sala de aula com diversos temas sendo pesquisados. Precisamos, nós professores, de orientação e apoio da equipe diretiva da escola para desenvolver PAs com nossos alunos, isso requer também mudanças no nosso currículo."
Hoje já posso dizer que é possível sim aplicar PA com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois apliquei e deu certo, claro que houveram adaptações e obstáculos, principalmente na questão da tecnologia, mas consegui inovar em sala de aula e me surpreendi com a capacidade das crianças em aprender a partir de suas curiosidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário