domingo, 10 de outubro de 2010

SEMESTRE 2


RELACIONANDO CONCEITOS


Num retorno às interdisciplinas desenvolvidas no semestre 2, encontrei conceitos que se relacionam em cada uma das interdisciplinas e, claro, levam a uma educação de qualidade, visando sempre o aluno e seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais.

1- O texto de Henri Giroux, aponta este aspecto significativo da instituição escolar com um projeto pedagógico elaborado para a formação sócio-politítica dos sujeitos: "Tornar o político mais pedagógico significa utilizar formas de pedagogia que incorporem interesses políticos que tenham natureza emancipadora; isto é, utilizar formas de pedagogia que tratem os estudantes como agentes críticos; tornar o conhecimento problemático; utilizar o diálogo crítico e afirmativo; e argumentar em prol de um mundo qualitativamente melhor para todas as pessoas. ...indivíduos e grupos em seus diversos ambientes culturais, raciais, históricos e de classe e gênero, juntamente com a particularidade de seus diversos problemas, esperanças e sonhos."

2 - Diana Goulart, em seu texto " Dalcroze, Orff, Suzuki e Kodály - Semelhanças, diferenças, especificidades" aponta que a música na escola deve ser usada como um dos recursos a ser incluído nos projetos políticos pedagógicos das escolas pois: "Um ponto fundamental é o reconhecimento da criança enquanto ser “visível”, dotado de características próprias, e não um projeto de adulto, ou um adulto incompleto. A psicanálise estuda os acontecimentos da infância e os aponta como origem de possíveis neuroses futuras; passa-se a levar em conta, na pedagogia, as etapas de desenvolvimento cognitivo, procurando-se estimular cada fase apropriadamente; compreende-se cada vez mais a importância do afeto, da motivação, da brincadeira na educação infantil e na construção de um universo adulto mais rico e saudável."
3- Qual a função pedagógica do teatro na escola? Segundo Cleusa Joceléia Machado,professora de Artes Cênicas da UFRJ, " Quando a atividade na aula de Teatro oferece a oportunidade de alguém compor algo para os seus pares, outorga-lhe também um papel de falar de e sobre aquele grupo. Desta forma, aquilo que o estudante acentua de comicidade, os temas que escolhe dar relevância, como elabora a composição gestual dos personagens, entre outras ações, manifestam sua opinião sobre o seu meio e sobre as pessoas que lá estão inseridas. De alguma maneira, o seu modo de vida e o do seu grupo se expressam nas mínimas escolhas das formas com que elabora sua expressão artística." Novamente percebemos a função formadora de sujeitos sociais, de convivência em grupo o que prepara para a vida em comunidade e sociedade. A escola é uma instituição social.

4- Nesta citação extraída do site da interdisciplina de Ludiciade e educação, novamente aparece a função da escola como formadora de sujeitos para a vida em sociedade: "O aluno precisa repetir, fazer sucessivas vezes para assimilar, entender os desafios do jogo para poder, também, compreender os desafios que lhe serão certamente impostos pela vida. "

5- Arte e educação apresenta uma proposta de trabalho com o ensino de artes, a partir de projetos de aprendizagem, fundamentado pelo autor Fernando Hernándes, denominado de "Projetos de Trabalho" que tem por princípio, formar indivíduos com uma visão mais global da realidade, vincular a aprendizagem a situações e problemas reais, trabalhar a partir da pluralidade e da diversidade, preparar para que aprendam durante toda a vida, etc.

6- Esta interdisciplina aponta a literatura rica em livros infanto juvenis que servem de instrumento pedagógico fértil para ser adaptado aos mais diferentes tipos de projetos, assuntos, conteúdos e saberes que se pretende desenvolver com os alunos, basta uma busca minunciosa do professor entre as prateleiras das bibliotecas escolares e públicas e uma boa preparação para contar histórias de forma a estimular a imaginação infantil e abrir horizontes além da realidade vivenciada pelas crianças.

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