segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CONTEÚDOS PREDETERMINADOS - IMPORTANTES OU NÃO?


Em meu trabalho de conclusão considerei a questão dos conteúdos estipulados pelos sistemas de ensino para cada série ou ano do Ensino Fundamental. O objetivo desta abordagem foi mostrar que os conteúdos não são um obstáculo para que se desenvolva a arquitetura de Projetos de Aprendizagem que partem da curiosidade dos alunos, e portanto trata-se de uma proposta multidisciplinar. Citei o que diz nos PCNs sobre os conteúdos, que eles não são o fim do ensino, mas apenas um caminho traçado para direcionar o professor de forma a abordar os assuntos essenciais para que o aluno prossiga na série ou ano seguinte sem dificuldades. Este aspecto conforme editado nos PCNs tornam os conteúdos mínimos flexíveis e adaptáveis as diversas realidades dos educandos, incluindo suas curiosidades apresentadas como questões de investigação para desenvolverem seus PAs.

Quando a Profª Dr. Maria Eli me questionou sobre a colocação que fiz em minha fala, criticando os colegas professores que ainda se apegam estritamente aos conteúdos e não inovam e nem ampliam seus horizontes satisfazendo as mudanças da sociedade e do cotidiano de seus alunos, fiquei feliz comigo mesma, porque sabia responder, pois de fato, em nenhum momento coloco em meu TCC que os conteúdos não sejam necessários, mas sim que o mais importante é desenvolver as habilidades especificadas nos currículos através de abordagens que enfoquem os conteúdos.

Nenhum comentário: