Para planejar a ação da prática de estágio, fez necessária uma retomada dos estudos sobre PLANEJAMENTO e AVALIAÇÃO. Segundo publiquei em postagens anteriores, sobre a importância do planejamento, que ao
"planejar seu trabalho o professor deve considerar se o tema escolhido é, entre outros aspectos:
- importante e relevante para o aluno
- desperta e satisfaz sua curiosidade
- parte do diálogo com ele e o motiva
- contribui para a sua vida
- é acessível, pertence ao seu cotidiano
- desencadeia outras possibilidades de projetos de estudo
Quanto a avaliação, registrei que
"Para que se efetive como uma prática coerente com o momento histórico de transformação da educação que vivemos, a avaliação deve ter uma concepção democrática. Citando Luckesi, a autora acima mencionada destaca que a escola com esta concepção constitui-se "uma organização que permite ao aluno caminhar dentro de seu estágio e sem retrocessos, construindo seu conhecimento dentro de suas características pessoais e a avaliação tendo a função fundamental de informar e dar consciência ao professor de como os alunos estão caminhando nesse processo, para poder reorientá-lo e tomar as decisões mais cabíveis."
Como profissional que trabalha com pessoas, cada uma com suas características e história de vida próprias, sempre me preocupei em desenvolver um trabalho que respeitasse o aluno como um todo e, ao avaliar, considerasse sua habilidades e competências. Os conhecimentos conforme descritos acima, apóiam esta concepção que já tinha, porém agora, com fundamentação teórica.
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