Atingir a habilidade de afetividade, troca e comunicação social na escola se torna possível com maior êxito quando o professor promove um ambiente em que seus alunos trabalhem em grupos. Que vantagens esta forma de organizar a sala de aula terá sobre os alunos?
Temos que lembrar que lidamos com alunos heterogêneos, com competências e capacidades distintas. Então temos entre nossos próprios alunos uma forma de otimizar as dinâmicas de sala de aula, favorecendo os alunos com baixo rendimento na interação com colegas mais dotados. O professor que sabe se organizar, planejar bem as atividades que pretende realizar com a turma, tem disposição para monitorar as reações dos grupos e sabe interferir quando há distrações conseguirá ter resultados positivos no trabalho com atividades coletivas ou em grupos.
"Grupos podem ser úteis para diversos propósitos de uma aula. Além disso, alunos que trabalham juntos em pequenos grupos produtivos aprendem mais rapidamente e com mais segurança do que alunos que aprendem com base em outras metodologias. Uma revisão da literatura sobre a eficácia de pequenos grupos revela que eles podem ajudar os alunos a aumentar sua motivação, desenvolver atitudes positivas em 26 relação aos materiais do curso e melhorar suas competências para resolver problemas. [...] Há três razões principais para usar grupos na sala de aula: desenvolver competências, conhecimentos, hábitos e valores. " (OLIVEIRA E CHADWICK, 2001, p. 301)
Resumindo, o principal objetivo do trabalho em grupos é facilitar a aprendizagem. A aprendizagem é um processo social porque “só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros” (FREIRE, 1978, p. 66)
Nenhum comentário:
Postar um comentário