sábado, 4 de dezembro de 2010

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Meu estágio foi com meus alunos de 4º ano da manhã. Apliquei Projetos de Aprendizagem, tendo como suporte os conhecimentos adquiridos em 2009/2, conforme destaquei na seguinte postagem:

"a proposta de aprendizagem a partir de projetos elaborados em cima da curiosidade dos alunos, de questões levantadas por eles é inovadora, tem base teórica e é significativa para a aquisição do conhecimento autônomo.
INOVADORA-porque esta nova metodologia de ensino se faz possível com as tecnologias de comunicação digitais e virtuais, que permitem o acesso a todo tipo de informação e imagem, de qualquer parte do mundo (globalização).
APOIO TEÓRICO-o trabalho com PAs tem suportes naPedagogia da Autonomia de Paulo Freire em encontro com Jean Piaget, formando a proposta de educação dePedagogia da Incerteza, sendo que a aprendizagem em rede não pode partir de ações que traduzam ideias em práticas, mas necessita de expressão em práticas pedagógicas.
SIGNIFICATIVA-porque educa para a busca de solução de problemas reais, transforma informações em conhecimento, educa para a autoria, a expressão, a interlocução, investigação, autonomia e a cooperação.
As evidências de que é preciso mudanças na educação estão nas grandes dificuldades que eu e meus colegas professores estão enfrentando nas salas de aulas, com alunos desmotivados, inquietos, desatentos, com baixos rendimentos na aquisição das habilidades básicas de leitura e escrita e quatro operações, portanto cheios de criatividade, energia, disposição e principalmente curiosidade em conhecer o mundo que os cerca, muito além da escola.


A arquitetura peadgáogica de PAs, na prática em sala de aula se configurou como um recurso eficaz, produtor de aprendizagens múltiplas entre os alunos.

Nenhum comentário: